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Instagram para empresas do ramo gastronômico: O GUIA DEFINITIVO

August 1, 2017

 

Tenho certeza que você algum dia já ouviu a expressão “comer com os olhos”. E com certeza usa dessa máxima no cotidiano do seu estabelecimento, na apresentação dos seus produtos, no empratamento, entre outros. Esse antigo ditado popular ganha novos sentidos na atualidade, em uma cultura em que as imagens predominam, que centenas delas chegam até nós o tempo todo, das mais diversas formas. Saber usar isso em benefício do seu estabelecimento é essencial, e é disso que trataremos aqui nesse guia sobre o uso do Instagram, rede social em que o foco são justamente as imagens.

 

Você já deve ter se deparado com alguns artigos na internet que abordam as melhores formas de usar a plataforma para dar visibilidade à sua marca ou empreendimento. Neste artigo em especial iremos indicar além das possibilidades mais gerais desse aplicativo, as singularidades do seu uso na área gastronômica.

 

Conheça o Instagram

O Instagram é mais uma rede social do nosso querido Mark Zuckerberg, o criador do Facebook. Assim, as duas plataformas convergem, ou seja, partilham da mesma base de dados e compartilham potencialidades, característica que deve ser explorada. É válido destacar que ambas as redes sociais estão investindo em funcionalidades próprias para as empresas, pensando justamente no seu uso para divulgação.

 

Essa rede social conta com mais de 400 milhões de usuários, sendo que o Brasil é o segundo país com mais usuários, atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, cerca de 80% das pessoas que utilizam o instagram fazem isso pelos seus smartphones, a que estão conectados diariamente, o que faz com que a propaganda do seu estabelecimento esteja na palma da mão da sua persona*.

 

Um exemplo, a pessoa está saindo do trabalho e decide dar uma olhadinha no seu Instagram, mesmo que não esteja planejando sair à noite, ao ver alguma publicação sua em seu feed pode ter acionado o seu desejo de ir e experimentar. A mobilidade é então um aspecto a seu favor. Lembrando que comer é uma ação vital para o ser humano, sendo assim, largamos na frente de outros produtos como vestuário, uma vez que tudo o que temos que fazer é aguçar essa necessidade, torna-la desejo.

 

* Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Não confundir com público alvo. Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.
Fonte: Resultados Digitais

 

 

 Como usar o Instagram

O primeiro passo para uma divulgação eficaz é conhecer os seus potenciais clientes. O que eles desejam, quem eles são, o que eles curtem, que estilo de vida eles têm. Resumindo: quem é a sua persona. A definição desse público é feita a partir das suas experiências ao atender a clientela. Ninguém é melhor para conhecer essas pessoas do que você e sua equipe. Converse com seus funcionários e comece a entender o que a sua persona precisa para ter a vontade de te visitar estimulada.

 

As redes sociais são plataformas de uso individual e as estratégias de marketing desenvolvidas para elas devem levar em conta esse aspecto e, sendo assim, quanto mais você souber sobre o seu cliente na sua dimensão individual, maior será a efetividade da sua propaganda.

 

Outro aspecto importante é você ter definido os conceitos aliados à sua própria marca, que serão explorados nas publicações. Devemos destacar que atualmente é consenso de que não se vende apenas produtos, vende-se sensações, experiências e estilos de vida. Dessa forma, suas publicações do Instagram não devem se limitar a apresentar os seus produtos, mas a propagar os conceitos ligados à marca.

 

Um exemplo, você possui um restaurante de comida saudável, funcional e fitness, suas publicações devem explorar não só os seus deliciosos pratos, mas todo um modo de vida ligado à preocupação com a saúde, como a prática de exercícios, a importância de conhecer as propriedades dos alimentos, as formas como uma rotina saudável pode auxiliar na qualidade de vida, e por aí vai.

 

 

Dica: postar não só fotos de produtos, mas conteúdos ligados ao estilo de vida que a sua marca deseja propagar.

 

 

A ideia é então mesclar postagens que trazem seus produtos, ou seja, de conversão, e postagens que acionam a empatia do usuário, ou seja, de engajamento.​

 

 

Como tirar boas fotos?

​Bom, não é preciso nem dizer que as fotografias postadas no Instagram devem ter um apelo visual. Mas no caso do ramo gastronômico esse apelo deve se estender aos demais sentidos e, assim, aguçar o desejo de consumo. E nesse aspecto há muita coisa envolvida, a textura, as cores, aquela fumacinha saindo do prato ou do café que faz com que a gente imagine aromas que dão água na boca. Escolha os pontos fortes sensoriais dos seus produtos e explore, a criatividade é a chave aqui. 

​Devemos pensar o feed de fotos em nossa página na plataforma como um cartão de visita. Ele deve passar uma imagem profissional e deixar muito claro quais são suas especialidades e valores. É de suma importância prestar atenção nos detalhes das fotos, deixando os bastidores mais dinâmicos para outras ferramentas do aplicativo, como o Stories (que falaremos mais a frente). O ideal é utilizar fotos um pouco mais profissionais nesse local, entretanto, existem algumas dicas para tirar um maior proveito de suas fotos no próprio celular:

​​1 - Utilize a maior resolução do seu aparelho

​Existem celulares que se equiparam facilmente à câmeras quando o assunto é resolução. Normalmente eles possuem as opções baixa, média e alta para ajustar a qualidade da sua foto. Escolha sempre a maior resolução e conte com muito mais detalhes em sua imagem.

 

2 - Não use o flash

A luz dos flashes de aparelhos móveis não nos ajuda em muita coisa quando temos pouca claridade no ambiente. Evite utilizá-la para fugir do aspecto pouco profissional em suas fotos. Beneficie-se sempre da luz natural e, caso ela não exista, é melhor tirar a foto em outro momento, quando puder aproveitá-la.

 

3 - Limpe a lente do seu aparelho

Seu celular vai para todos os lugares com você, certo? A sujeira acumulada prejudica a qualidade final de sua foto.

 

4 - Use a luz ao seu favor

Como falado acima, a luz natural faz milagres no resultado da foto. Prefira ambientes com luz solar indireta e fique sempre na frente da luz. As cores do dia influenciarão sua foto e darão uma identidade bem mais interessante ao seu produto.

 

5 - Não use o Zoom

O zoom dos celulares normalmente são digitais. Isso quer dizer que quanto mais você aproximar os objetos, mais a qualidade da imagem cairá. Além disso, as fotos com zoom ficam tremidas e embaçadas.

 

6 - Abuse dos ângulos e detalhes

Se você parar para reparar, as melhores fotos no seu Instagram são fotos que mostram algum detalhe daquele momento. As cores de um recorte de um liquido colorido em um copo são mais interessantes visualmente do que toda a sua cozinha. Encontre detalhes que te chamam atenção e se aproxime deles para fotografar. Além de um resultado mais bonito, essas imagens costumam dizer muito mais. 

7 - Cuidado com o background

Quando for fotografar aquele prato carro chefe saindo do forno, preste muita atenção aos outros elementos que estão saindo na imagem. Não deixe aparecer louças sujas, pessoas e elementos que não fazem parte do cenário que você montou. Aposte em enfeites para acompanhar os pratos, como flores, taças, candelabros e elementos que fazem parte da receita, como frutas e condimentos.

 

8 - Use os filtros com cuidado

É difícil escolher entre tantos efeitos nos aplicativos atuais. Apesar deles serem feitos para melhorar as fotos, a utilização em abundância pode criar um resultado contrário e acabar dando uma impressão errada do seu ambiente para o cliente.

 

9 - Tire várias fotos

Uma foto perfeita quase nunca acontece na primeira tentativa. Aproveite que os aplicativos digitais usam isso ao seu favor e teste diversos ângulos e distâncias para enfim escolher uma foto.

 

 

Explore todos os sentidos! Criatividade é tudo

Falando em criatividade, utilizar legendas criativas também é muito importante. A linguagem deve seguir um padrão definido a partir do perfil dos seus clientes e dos conceitos que você deseja propagar. É importante que as legendas não sejam longas, devem ser diretas e interessantes, estimulando os seguidores a interagirem com o seu perfil, curtirem as suas fotos. Quanto maior a interação, maior a chance das suas publicações aparecerem para o usuário com mais frequência (sim, tudo é informação para a base de dados do senhor Mark e tudo pode ser usado a seu favor).

 

Dica: interaja DE VERDADE.

 

Ah! E essa interação não pode ser uma via de mão única. É IMPRESCINDÍVEL que você responda, comente, interaja realmente. Você também pode propor promoções, estímulos para que seus clientes marquem o seu estabelecimento nas suas próprias postagens ou que divulguem os seus produtos, oferecendo benefícios em troca. Lembrando que as pessoas costumam se relacionar com outras pessoas que possuem interesses em comum, assim, se seu cliente é amante de um bom café, há grandes chances de que muitos de seus amigos nas redes sociais sejam também amantes de café. Assim, ao postar sobre o quanto sua cafeteria é especial, o seu próprio cliente estará aumentando o seu alcance, e isso de forma a dar credibilidade ao seu estabelecimento, afinal, a gente confia na opinião dos amigos, não é?

 

É necessário haver um equilíbrio entre a sua presença efetiva no feed dos seus seguidores e o desejo deles de ver as suas publicações. Ou seja, nada de excessos, tudo que é em excesso cansa e afasta naturalmente e não é isso que queremos. Cerca de duas postagens por dia é um bom número.

 

 

Utilize sempre uma conta empresarial na plataforma

É muito importante trabalhar com a opção de perfil empresarial na plataforma. Em configurações, selecione alternar para perfil comercial e siga o passo a passo. Nesta opção, você terá acesso a todas as informações disponíveis sobre seus seguidores, como idade, horários em que estão mais ativos, quantas vezes suas postagens apareceram para eles, quais as postagens mais vistas e quais os resultados de suas promoções pagas.  Sendo assim, escolha os melhores horários para postagens. Seja estratégico, é manhã de domingo e os seus seguidores podem estar escolhendo onde levará a família para almoçar, caso apareça uma publicação sua com a sua sugestão de prato para o dia, com uma foto irresistível em seu feed pode aguçar o seu desejo de consumo.

 

Segundo pesquisas do próprio Instagram, as pessoas tendem a utilizar mais o aplicativo aos finais de semana, entre 13 e 18h. Já nos dias de semana o horário com mais acesso é entre 17 e 18h. Fora esses horários genéricos, é possível ter acesso ao horário mais frequente dos seus seguidores, fornecido pela própria plataforma nos insights.

 

Dica: Seja estratégico

 

A uniformidade do seu Feed também é muito importante. Quando um potencial seguidor chega até o seu perfil ele deve encontrar algo atraente, que faça com que ele deseje te seguir. Fotos com apelo visual, em boa qualidade e um feed uniforme são fundamentais. Caso crie uma nova conta para seu negócio, poste algumas imagens antes de promover e procurar novos seguidores. Assim, quando seu potencial cliente te visitar, não encontrará uma página vazia.

 

 

 

Seu conteúdo como um todo deve ser atraente

Vamos bater novamente em uma tecla aqui: você deve postar o que o seu seguidor deseja ver. Assim, amantes de gastronomia tendem a se interessar pelos bastidores, pelos processos de produção, um interesse que vem crescendo no país e que se deve em grande parte pelo sucesso dos reality shows de gastronomia, como o MasterChef, que criou uma cultura de valorização da culinária. Mas tenha cautela, por mais que para você como profissional da área um corte de carne crua, ou um peixe bem fresco seja atraente, para muitas pessoas pode não ser, foque em imagens e vídeos que façam o seu seguidor salivar de vontade.

 

Dica: nosso querido Stories de cada dia

 

E por falar em bastidores, não só de postagens definitivas é feita uma boa página no Instagram. A plataforma conta também com a função Stories, que possui alta visibilidade. O stories nada mais é do que postagens que somem depois de 24h e que geralmente trazem conteúdo sobre o dia-a-dia, PERFEITO para você postar os bastidores do seu empreendimento. É em um ambiente mais descontraído em que você pode explorar o bom-humor e a criatividade para propagar os conceitos que deseja ligar à sua marca. Pequenos vídeos e fotos de ingredientes especiais, um recado do chef sobre os pratos do dia e até mesmo uma apresentação de sua equipe são postagens certeiras para chamar atenção os seguidores.

Uma ótima opção é explorar o lado humano dentro do seu estabelecimento. Quem faz a comida/bebida? Como ela é feita? Como todos os envolvidos se sentem ao produzir momentos de alegria e satisfação para os clientes?
Dar um toque de humanidade e uma cara ao seu estabelecimento é uma estratégia inteligente para se conectar com o público.

 

​Além das opções de foto, vídeo e boomerang (aqueles GIFS animados feitos a partir de várias fotos em sequência), o Instagram também conta com a transmissão ao vivo. Esse tipo de postagem deve ser utilizado com bastante cautela. É só pensar assim: tudo que é cotidiano e pode ser ensaiado ou repetido, deve ser transmitido por vídeos ou fotos padrão. Já acontecimentos MUITO IMPORTANTES ou eventos com uma carga de informação que somente será aproveitada se for divulgada em tempo real, podem ser transmitidos ao vivo.

Eventos e visitas ilustres no local são boas pedidas. 

 

 

 Ferramentas adicionais

Para finalizar e te ajudar com a edição das imagens e modos de postagem, separamos alguns aplicativos essenciais para ter uma página mais dinâmica e interessante.

 

Boomerang

Apesar desta ferramente estar presente autoaticamente na modalidade Stories, ela não faz parte das opções de foto e videos do feed estatico. Para utiliza-la em qualquer postagem, você precisa baixar em seu aparelho celular.

 

Layout

Ás vezes queremos unir várias fotos em uma só postagem. Apesar do Instagram ter otimizado a plataforma com a opção de upload de mais de uma imagem para a mesma postagem, as montagens que essa ferramenta proporciona são muito interessantes e podem dar um ar mais descontraído em sua timeline.

 

Repost

Após criar campanhas para que seus clientes marquem sua página no perfil pessoal, você pode pesquisar essas menções e repostar suas fotos para se aproximar ainda mais da clientela. Este aplicativo faz isso de forma simples e direta.

 

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