• Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

UMAMI | Comunicação em Gastronomia

contato@umamicomunicacao.com.br

31 9 8637 7241 / 9 8204 4283

O que são PANC’s?

January 28, 2018

Você já ouviu falar sobre as PANC’s? Elas são Plantas Alimentícias Não Convencionais, que podem crescer espontaneamente junto com outras espécies que cultivamos. A lista que compõe este grupo é enorme, passando pelo almeirão-do-campo, ariá, taioba, orapronobis, peixinho, beldroega, capuchinha, capim-colonião, caruru, língua-de-vaca, ervilha-borboleta e outras centenas de espécies encontradas aqui no Brasil.

 

 

A falta de conhecimento e costume no preparo desses alimentos nos fazem perder a oportunidade de consumir bons produtos, com sabores variados e excelentes propriedades nutricionais.  As PANC’s não são difíceis de encontrar. Entretanto, é sempre importante ficar atento no preparo e ter certeza que são todas realmente comestíveis. Converse com seu fornecedor de confiança e busque sempre mais informações. É possível encontrar blog e sites na internet ou até mesmo livros impressos que ajudam a escolher e identificar esses alimentos, informando sobre seu uso geral e culinário.

 

Quer variar a verdura comum do almoço do dia a dia? Separamos uma receita típicamente mineira de Taioba refogada com Bacon, para você fazer o quanto antes!

 

Ingredientes:
1 maço de taioba

3 dentes de alho cortado em lâminas

100 g de bacon em cubinhos

1 fio de azeite

sal a gosto

 

Preparo:
Retire os cabos das folhas e remova a fibra que envolve os talos. Corte as folhas em tiras largas e os talos em pedaços pequenos.

 

Em uma panela, ferva 1 litro de água com 1 colher de sopa de sal. Coloque os talos e deixe por 1 minuto. Logo após, adicione as folhas já picadas em um escorredor e escalde com a água dos talos.

Aqueça uma frigideira e frite o bacon. Junte o alho laminado e espere dourar. Aí é só refogar a taioba por 2 minutinhos e pronto.

 

Esse prato pode ser usado como complemento ou recheio de tortas e salgados, use e abuse da criatividade e bom apetite!



 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload