• Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

UMAMI | Comunicação em Gastronomia

contato@umamicomunicacao.com.br

31 9 8637 7241 / 9 8204 4283

Os mestres da harmonização

January 31, 2018

Restaurantes brasileiros, fusion, japoneses, lanchonetes, bistrôs e cantinas. Sabem o que todos eles têm em comum? As bebidas!

 

Sim, um bom jantar sempre vem acompanhado de uma boa bebida para harmonizar. Mas dentro da nossa grade de profissões relacionadas à cozinha, quem é o responsável por nos agraciar com essa conexão entre os pratos e as taças?

 

No post de hoje, vamos te apresentar os três principais grupos de profissionais que cuidam para que nossa experiência seja completa nesses locais.

 

 

Sommelier

 

Dentro de um restaurante, o sommelier é responsável por cuidar da carta de bebidas. Apesar de relacionarmos quase sempre essa profissão com o vinho, também existem profissionais especialistas em cerveja, saquê e cachaça que levam o mesmo nome.

 

Além de cuidar rigorosamente do serviço desses itens durante o expediente do estabelecimento, o sommelier também exerce as seguintes funções:

 

Escolha, compra e armazenamento de produtos

Ele cuida da compra e escolha dos insumos de sua especialidade. É de sua responsabilidade todo o percurso até a mesa do cliente. Devendo ele zelar pela qualidade e conservação do que foi adquirido.

 

Elaboração de carta de vinhos e cervejas

Ao trabalhar junto com o Chef, ele deve criar uma carta de bebidas condizente com o menu servido.

 

Indicação de rótulos aos clientes - harmonização

Talvez a função mais conhecida, o sommelier pode indicar o rótulo necessário que irá harmonizar de acordo com o gosto do cliente ou prato pedido. Dentro dessa possibilidade, ele oferece uma experiência muito mais prazerosa e positiva ao visitante.

 

 

 

Bartender

 

Normalmente associamos esse profissional à festas e eventos, mas bons restaurantes e bares investem bastante em um Bartender especializado para maximizar a boa experiência de seu cliente. Com um carisma de outro mundo, esse profissional utiliza a coquetelaria para criar drinks exclusivos e condizentes com a proposta do local.

 

Começando com um conhecimento extenso sobre as bebidas, sua origem, composição e características, eles devem criar um cardápio de drinks que mescle suas invenções com os clássicos conhecidos no mundo inteiro, como o cosmopolitan, blood mary etc. Além disso, esse profissional também é responsável por coordenar toda a equipe operacional do bar.

 

 

 

Barista

 

O Barista é o profissional especializado em cafés especiais. Ele deve ser um profundo conhecedor de todo o processo de produção do grão e quais os métodos de extração existentes na atualidade. Além de conhecer as variações entre os insumos de cada região do mundo, ele também cria bebidas baseadas no café, como drinks e blends.

 

Com todo esse conhecimento, esse profissional também é responsável por indicar e harmonizar essas bebidas com pratos, sobremesas e petiscos. Fechando com chave de ouro a estadia de seu cliente.

 

 

 

 

Ficaram até com sede, né? Agora que conhecemos tantas opções, nunca mais vamos ficar em dúvida para pedir aquele acompanhamento. Quer harmonizar? Peça ajuda ao profissional certo! ;)




 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload