• Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

UMAMI | Comunicação em Gastronomia

contato@umamicomunicacao.com.br

31 9 8637 7241 / 9 8204 4283

Rotina de bom atendimento - dicas para receber seu cliente

August 3, 2018

Você já parou para pensar como tem sido o atendimento dentro do seu negócio? Embora possa parecer secundário ao lado de assuntos como estoque, cardápio e funcionários, garantir que seus clientes sejam bem recebidos afeta muito o sucesso da sua empresa.

 

Quando falamos em empresas voltadas para a gastronomia, fornecer a melhor experiência ao cliente é essencial. Ao lado de bons produtos do cardápio, sua equipe de atendimento deve estar preparada para receber seus clientes a partir do momento em que esses entram na sua loja até a saída.

 

Neste post, reunimos algumas dicas de ouro para inserir uma rotina de bom atendimento. Assim, você pode uniformizar a forma como os atendentes tratam seus clientes, para que saiam satisfeitos e voltem mais vezes.

 

  

O Cliente chegou! O que fazer?
A chegada do cliente precisa transmitir a sensação de que o cliente é muito bem vindo e que a equipe está preparada para recebê-lo com atenção. Por isso, recomenda-se dar as boas vindas com um sorriso no rosto, transmitindo energia positiva.


Assim que o grupo decide onde se sentar, o atendente deve estar a postos para entregar o cardápio, explicar suas categorias, especialidades e produtos. Na sequência, é imprescindível deixar o cliente confortável, afastando-se para que este possa analisar as opções sem pressão e com calma.


A hora de receber o pedido
Depois do tempo de conforto, uma estratégia de relacionamento é questionar se o cliente necessita de ajuda para se orientar ou se já tem o pedido em mente. Se o cliente ainda não souber o que deseja, o atendente deve apresentar opções de sucesso do cardápio - como os produtos mais vendidos ou favoritos dos clientes - de forma a ajudar o cliente a se decidir.


Anotar os pedidos de forma correta é primordial para a satisfação do cliente, já que é extremamente deselegante receber o aviso do cliente que seu pedido chegou de forma incorreta.


Sendo assim, na hora de anotar os pedidos, sugerimos que você confirme e revise com os clientes os produtos que anotou e que foram pedidos na mesa. Sempre agradeça ao cliente por sua atenção. Uma forma de agradá-los, também, é enfatizar que seus convidados fizeram uma ótima escolha!

 

O cliente já consumiu o pedido - o que acontece agora?
Quando a mesa terminou de consumir os pedidos, o atendente deve retornar à mesa para retirar pratos, talheres e copos sujos. Um cuidado deve ser tomado para que as louças não sejam retiradas com pressa, mal esperando que os clientes terminem de se alimentar.


Para o momento, é válido questionar como foi a experiência dos clientes com sua escolha. Esse feedback é positivo e pode até mesmo auxiliar nos direcionamentos do seu estabelecimento. Perguntar se o cliente deseja provar mais algum produto, como sobremesas, cafés ou aquele produto que é ideal para o final da experiência em seu estabelecimento.

 

É hora de dar tchau: o fechamento do atendimento
A mesa pediu a conta! Recomendamos sempre questionar se o cliente ficou satisfeito assim que você chega na mesa para entregar o conta. Assim, você recebe novamente o feedback que orienta a atuação do seu empreendimento gastronômico.


Caso o próprio atendente faça o pagamento na mesa, é importante que ele vá preparado com calculadora, máquina para cartão, fazendo o cliente sentir que você está preparado para finalizar o atendimento e que a finalização será feita de forma ágil.  Se o processo deve ser feito no caixa, recomendamos que o atendente vá até a mesa e fale para os clientes se dirigirem até lá, explicando que o responsável pelo caixa fará esse processo.

 

Se seu negócio tiver um cartão fidelidade, essa é a hora para oferecê-lo. Em situações nas quais seu estabelecimento oferece café, doces ou outro petisco ao lado do caixa, lembre-se também de deixar claro ao cliente que ele pode desfrutar desses produtos.


Encerrar a relação com o cliente agradecendo-o demonstra a gratidão do seu negócio, que existe exatamente devido a presença desses clientes. Desejar bom dia, boa tarde ou boa noite é uma forma de acolhimento agradável e educado. Antes que os clientes saiam do estabelecimento, evidencie para eles que podem voltar sempre, afinal, “a casa é sua”.


Com essas dicas, acreditamos que é possível oferecer um tratamento primordial aos seus clientes, de forma com que eles saiam conquistados não apenas pelo sabor do que seu empreendimento oferece, mas também pelo cuidado que sua equipe de atendimento ofereceu.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload