top of page

Bebendo e aprendendo: cerveja para iniciantes


Começou a se aventurar no mundo das cervejas agora? Olha para as prateleiras com centenas de opções e tipos de cerveja e nunca consegue escolher? Calma, calma, nós preparamos um conteúdo basicão com tudo o que você tem que saber sobre cerveja para começar a aprender mais sobre esse líquido sagrado! Então vamos começar do começo.


DEFINIÇÃO:

A cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada e sua produção ocorre através da fermentação de cereais que contém amido - os mais utilizados são os cereais maltados como a cevada e o trigo. Esse processo ocorre através de leveduras que "comem" o açúcar presente na mistura quente de água e cereais, transformando-os em álcool e gás carbônico.


Além de bastante água, as receitas podem levar também lúpulo, fermento e outros ingredientes, como frutas, ervas e outras plantas. Pensando nisso, é natural encontrarmos variedades de sabores e aromas que surgem a partir de fatores como método de produção, ingredientes usados, tipos de receita, história, origem etc.


Na divisão tradicional, a cerveja é dividida em duas principais famílias: LAGERS e ALES. Entretanto, existem outros grupos, um pouco mais difíceis de encontrar, como é o caso das cervejas de fermentação espontânea, por exemplo.


A grande diferença entre esses dois conjuntos está na levedação do seu preparo. As ALES são produzidas em temperaturas entre 15°C e 24ºC com a levedura Saccharomyces cerevisiae, uma espécie de fungo encontrado em todas as partes do mundo e utilizado tanto para fazer cerveja, quanto vinho, pães e bolo. Elas são conhecidas como cervejas de alta fermentação pois a levedura sobe para o topo do mosto durante o processo de infusão. Além disso, esse tipo de levedo tem uma tolerância maior ao álcool, podendo produzir cervejas mais alcoólicas.


Até o século XIX, quando foi inventada a baixa fermentação das Lagers, as Ales eram as únicas cervejas disponíveis. Por isso - e devido ao extenso tempo de existência de produção e a fermentação "quente" - os sabores complexos, maltados e lupulados dessas bebidas são mais perceptíveis, resultando em experiências mais encorpadas e vigorosas.


Os subtipos de Ales são:


Pale Ales

São as Ales claras, com graduação alcoólica até 6%.


Amber / Brown e Red Ales

São diferenciadas principalmente pela cor. Entretanto, também é possível perceber mudanças de corpo e intensidade.


Altbier

Essa cerveja é feita com levedura de Ales, porém a fermentação é feita em temperatura de Lagers.


Scotch Ale

Ales da escola escocesa.

Seus sub grupos:


Saison

Feitas em Wallonia - Bélgica, elas chegam a ser comparadas a vinhos tintos devido a fermentação e sabores em comum.


Bière de Garde

É feita principalmente na França, na região de Pas-De-Calais. Elas são fabricadas para durarem anos e normalmente têm uma última fermentação na garrafa. Devido a isso, muitas vezes são vendidas em garrafas com rolhas.


Strong Ales

Inclui uma variada gama de cervejas que podem ser claras ou escuras. Possuem alto teor alcoólico, que vai de 6% e pode chegar até 12%.


Belgian Strong Ales

Que por sua vez se subdivide em Dubbel, Tripel, Quadrupel, Golden Strong Ale e Dark Strong Ale.


Kölsch

De berço alemão e de coloração dourada, é normalmente mais doce e com menos lúpulo que as suas irmãs. Muitas receitas levam vários grãos, inclusive trigo.


Weissbier

Também chamada de Weizenbier, Wheat Beer ou Cerveja de Trigo, possuem aparência clara e opaca, onde percebemos com mais destaque o trigo com o qual foram produzidas, além de sabores frutados (banana e maça), florais e de cravo. São muito refrescantes e de graduação alcoólica moderada, ficando entre 5 e 6%.


Stout

São de cor escura e opacas, dotadas de forte sabor de chocolate, café e malte torrado, assim como pouca carbonatação. Seu teor alcoólico varia entre 8 e 12%.


Porter

É mais mais suave que sua parente Stout e normalmente tem de 1 a 2% a menos de álcool. São cervejas escuras, típicas da Inglaterra.



Já as LAGERS são fermentadas em temperaturas entre 6°C e 12ºC com uma espécie diferente, chamada de Saccharomyces pastorianus. Elas possuem o título de cervejas de baixa fermentação, pois a levedura não tende a subir para o topo do mosto durante o processo de fermentação, decantando para o fundo do fermentador após o processo. São as cervejas mais consumidas no mundo e possuem graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%, com algumas exceções.


Pale Largers

Lagers claras, as mais tradicionais do estilo.


Dark Largers

São Lagers escuras.


Vienna

É uma cerveja originária da Áustria e possui cor marrom avermelhada com uma graduação alcoólica entre 4,5 e 5,7%.


Bock

São avermelhadas por tradição, mas podem ser também ser encontradas na cor marrom. Sua graduação alcoólica é alta, variando de 6% a 14%.


Marzen (ou Oktoberfestbier)

Produzidas na Bavaria durante o mês de março (März em alemão) especialmente para a Oktoberfest, as Märzen podem ser claras ou escuras e ficam entre 4,8 a 5,6% de álcool.


Keller e Zwickel

São cervejas incomuns. Não são filtradas e nem pasteurizadas, além de serem bem amargas e com teor alcoólico médio.


Malt Liquor

Malt Liquor é um termo surgido nos Estados Unidos para classificar as lagers fortes que têm alto teor de álcool devido à adição de açúcar, enzimas ou outro ingrediente em complemento ao malte . Geralmente são licorosas no paladar e não muito amargas, pois em muitos casos nem levam lúpulo.


Para entendermos como funcionam esses grupos, precisamos imaginar uma teia de opções (como a foto abaixo). As famílias possuem subtipos, que por sua vez também se dividem em outros subgrupos. (SIM, é muita coisa!)

Ufa! Um brinde a você que chegou até aqui! Depois de um novo testamento segundo Lúpulo, aprendemos o basicão sobre a nossa cerva.

As fontes utilizadas foram:

brejas.com.br

behoppy

bottom of page