Quem empreende no ramo da gastronomia está sempre buscando formas de atrair clientes para o seu estabelecimento e acaba deixando em segundo plano algo que é também extremamente essencial: fidelizar os clientes.
Pensa só, bares, restaurantes e afins atraem não só pelo preço ou pelo produto, eles atraem porque promovem experiências únicas. E quando gostamos de um lugar procuramos repetir essa experiência, além de indicar para amigos e familiares. A fidelização nesse tipo de empreendimento possui características próprias. O segredo é a criação de um laço entre você, seus funcionários e a experiência oferecida pelo seu estabelecimento e o cliente. Seja criativo nas promoções, respeite e trate bem o seu cliente. Um atendimento que seja personalizado e amigável faz toda a diferença.
Nesse artigo selecionamos cinco dicas essenciais para a fidelização da clientela no ramo gastronômico.
1) Conheça a sua clientela:
É uma dica básica, mas essencial. Saber quem é o seu cliente e o que ele busca é o primeiro passo para a fidelização. Conhecer alguns dados básicos ajuda a delinear a estratégia que funcionará com mais efetividade e isso pode ser feito de forma bem simples. Você pode promover um sorteio, ou uma promoção que necessite do preenchimento de um formulário com informações básicas que irão te ajudar a conhecer o seu cliente melhor, seu perfil e suas preferências. O questionário deve ser pequeno, do contrário o cliente pode perder o interesse.
2) Agrade seus clientes fiéis:
Cliente frequente é rei e deve ser tratado como tal. Procure tratá-lo pelo nome, lembrar dos seus pedidos frequentes, além de oferecer brindes ou descontos para que ele se sinta especial. Essa tática é bem conhecida por todos, afinal, quem não gosta de ser mimado? A ideia é criar um laço com o seu cliente frequente, para que ele se sinta querido e continue voltando. Cuidado apenas com atenção excessiva, o cliente deve se sentir confortável, não devemos esquecer que quando vamos a um bar ou restaurante queremos viver aquele momento com as pessoas que estão com a gente, muita intromissão pode acabar afastando o cliente e o tiro pode sair pela culatra. Tudo que não queremos, né?
3) Saiba onde acertou e indique outras oportunidades de visita:
Além de conhecer a sua clientela, é preciso também saber sobre como foi a sua experiência no seu estabelecimento. Instrua funcionários a mostrarem interesse pelo que o cliente sentiu, perguntarem se ele foi bem atendido, do que mais gostou e por fim indicarem algo a mais que o seu estabelecimento tem a oferecer a ele, como uma nova atração musical na próxima semana ou as promoções de happy hour. Assim você vai instigá-lo a voltar nesses dias e pode agradá-lo a partir do que ele mais gostou.
4) Venda o seu peixe:
Como já dissemos, preço não é tudo no ramo gastronômico, em que se paga não só pelo que se come e se bebe, mas por todo o ambiente, o atendimento e o momento vivenciado. O seu preço e o seu produto podem até ser copiados pela concorrência, mas a experiência que você e os seus funcionários podem proporcionar é exclusiva do seu estabelecimento. Saiba mostrar o seu diferencial (que com certeza você tem!), ofereça uma amostra de um prato novo, de uma bebida nova da casa, ou até do seu carro chefe. Ou seja, mostre o seu melhor, para que ele possa experimentar e, caso goste, peça em uma próxima visita.
5) Saiba usar as redes sociais:
Não é novidade que as redes sociais ocupam hoje um lugar importante na rotina das pessoas. Saber usá-las a favor da fidelização é essencial para expandir a experiência vivida no seu estabelecimento para o dia-a-dia do seu cliente. Explicando melhor, ele pode visitar o seu negócio, procurá-lo nas redes e começar a acompanhar as novidades do cardápio, as atrações da próxima semana, e assim desejar voltar. Assim ele vai lembrar de você sempre! Além disso, as redes sociais são um importante canal para a criação de um vínculo entre vocês.
Agora ficou fácil manter seus melhores clientes com você, não é mesmo? Estude sua clientela e conte pra gente aqui nos comentários os resultados ou esclareça suas dúvidas. ;)