Com feriados e datas comemorativas se aproximando é comum esperar que a casa encha. Afinal, no ramo da gastronomia estamos lidando com o tempo livre das pessoas e nada melhor para aproveitar esse tempo livre do que ir a um bom restaurante ou bar com pessoas queridas. Sim! A lógica é essa, então você já está com a faca e o queijo na mão. Mas como aproveitar melhor essas oportunidades sazonais para turbinar o faturamento?
Preparamos uma listinha com algumas dicas infalíveis para te ajudar a encher ainda mais seu local de trabalho.
Não foque só no turista
Se o seu estabelecimento está em uma cidade turística, é comum um aumento natural no fluxo de pessoas que estão na cidade à passeio e escolhem um lugar para comer. O erro aqui é só focar no cliente-turista. Um feriado ou uma data comemorativa são a desculpa perfeita para o cliente-local sair para comer fora ou decidir passar a tarde em um lugar bacana com os amigos ou a família. Aproveite para dar uma atenção extra para essa clientela, já que por ser local ela tende a voltar mais vezes.
Ofereça um cardápio especial
Essa dica segue a mesma lógica anterior. Um cardápio especial só para a data comemorativa tende a atrair quem sempre vai ao seu estabelecimento, já que é uma oportunidade única de experimentá-lo! Além disso, um cardápio que se relacione com o tema do feriado aguça o desejo da clientela, já que contribui para uma experiência completa daquela data que carrega significados e muitas vezes lembranças. Datas como a Páscoa são um bom exemplo disso.
Explore as características de cada feriado
Cada data comemorativa tem características próprias. Algumas estão mais relacionadas com a comida, como a Páscoa ou a época de Festas Juninas, e fica mais fácil pensar em estratégias como um menu especial, por exemplo. Já outras demandam um cuidado a mais, como o dia das mães, o dia dos pais e o dia dos namorados. Seja criativo, se o seu estabelecimento é um bar, aproveite para oferecer uma promoção que atraia os solteiros no dia dos namorados e invista em divulgações nesse sentido. Já se for um restaurante intimista, você pode pensar em um menu especial com preço fechado para o casal. No caso do dia das mães e dos pais você pode oferecer mimos, e por aí vai.
Explore o tempo livre do seu cliente
Essa dica é especial para os feriados, se for um feriado prolongado então, melhor ainda! Bom, o seu cliente está com tempo livre e quer aproveitá-lo ao máximo, afinal, ele é um respiro na correria do dia a dia. Ofereça a ele motivos para ficar. Os bares podem oferecer atrações musicais à tarde que faça com que o cliente vá ficando, já restaurantes de perfil familiar podem oferecer monitores e distrações para as crianças, fazendo com que os pais fiquem tranquilos (e queiram ficar mais tempo) e que as crianças se divirtam.
Use sua imaginação na divulgação
Depois de pensar o que vai oferecer de especial no feriado ou data comemorativa chega a hora de divulgar. Solte a imaginação e pense em formas de divulgação que se vinculem aos temas dos feriados e aos sentimentos que ele desperta. Mostre ao seu cliente que o melhor lugar para ele viver a experiência daquele feriado ou daquela data é o seu estabelecimento.
Pronto! Agora com essas dicas você já pode olhar no calendário e se preparar para o próximo feriado ou data comemorativa sem medo de se destacar da concorrência. Está com dúvidas ou quer contar como foi o seu feriado? Manda um recadinho aqui nos comentários!