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UMAMI | Comunicação em Gastronomia

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A magia dos italianos

May 24, 2017

 

Quem é que nunca teve vontade de abrir um restaurante temático? A gente mal tem a ideia e já vai imaginando as ideias pro cardápio, para decoração, pro ambiente, o restaurante fica montadinho na nossa imaginação, não é? Pois bem! Aqui no blog nós vamos iniciar uma série sobre esses locais, dando dicas para cada um deles, desde pubs tradicionais tipo aqueles ingleses, até restaurantes italianos, portugueses, peruanos, tailandeses, franceses, japoneses… além dos regionais, claro!

 

Então vamos lá! Começando pelos restaurantes italianos, tão apreciados no Brasil e que possuem características próprias para dar aquele ar de comida tradicional de mamma sem perder o requinte e todo o clima dessa terra que nos brinda com tantas delícias.

 

Bom, mas nem todo restaurante italiano é igual. Temos as cantinas italianas, com um ambiente e um cardápio mais tradicional e que trazem toda aquela ideia do almoço ou jantar em família, com fartura, toalha quadriculada e ambiente mais descontraído. Uma boa cantina italiana tem seu charme, né?

 

Já os restaurantes de culinária italiana de proposta mais sofisticada demandam outros detalhes que vamos explorar com mais detalhe desse post.

 

 

 

Sequência de pratos

 

A ideia é basicamente a mesma da sequência usual (entrada - prato principal - sobremesa), mas com algumas diferenças. Os italianos costumam servir da seguinte forma:

  • Antipasto: o equivalente a um aperitivo, uma entradinha, como as bruchettas e os carpaccios.

  • Primo Piatto: o primeiro prato, que consiste em uma massa ou um risoto, que varia de região para região

  • Secondo Piatto: é aqui que são servidas as carnes com um contorno que pode ser uma verdura, legume, grão, salada…

  • Desert: que equivale à nossa sobremesa, temos como exemplos os gelattos e o tradicional tiramisù.

 

Sim! É muita comida! E ao explorar essa sequência você estará oferecendo ao seu cliente uma experiência gastronômica italiana completa.

 

 

 

Características regionais

 

A Itália é um país com várias regiões com características e hábitos culinários próprios, como a Toscana, a Sicília, Milão, Parma, entre outras. Cada localidade possui singularidades, massas, molhos e carnes típicas. A nossa dica é explorar essas nuances, evitando usar uma massa típica de Milão com um secondo piatto da Sicília, por exemplo.

 

Você pode instigar no seu cliente essa curiosidade, focar em uma só região ou ainda propor uma tradição de destaque para determinado dia. Uma carta de vinhos separados por local também é uma excelente ideia!

 

As possibilidades aqui são infinitas e o importante é respeitar essa regionalidade que é tão importante na culinária ítala.

 

 

 

Decoração e ambiente

 

Feche os olhos e imagine um restaurante italiano. O que vem à sua mente provavelmente envolve uma luz intimista, um salão aberto, decorações em vermelho, talvez alguns quadros de temas italianos. Acertei? Bom a fórmula é essa mesma, promover uma ambientação que remeta à Itália, sem deixar de lado o clima intimista, afinal, nada melhor do que um restaurante italiano para uma noite romântica, não é mesmo?

 

Para completar a sensação de imersão, além do paladar, da visão e do olfato, explore também a audição do seu cliente. A música é essencial para descontrair o ambiente e evitar que a mesa ao lado escute os assuntos de quem quer mais privacidade. Separamos algumas playlists curingas para te ajudar:

 

Carta de Vinhos

 

Não precisa nem dizer né? Itália já lembra vinho logo de cara. Investir em uma carta de vinhos que harmonize com os pratos oferecidos é essencial nesse tipo de restaurante. Como já indiquei lá em cima, uma boa ideia é oferecer vinhos italianos separados por região, já que cada região tem uvas próprias que se expressam de formas únicas.

Então é isso? A cozinha italiana é uma aposta certeira com muitas características para se explorar. Use seu instinto, explore as regionalidades, traga um pouco do sabor e do clima da Itália para o seu espaço e pronto. Mãos na massa!

 

 

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