• Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

UMAMI | Comunicação em Gastronomia

contato@umamicomunicacao.com.br

31 9 8637 7241 / 9 8204 4283

Gastronomia italiana

March 2, 2018

Mangia che te fa bene! É só falar em Itália que já vem em mente uma massa deliciosa ou uma pizza, não é mesmo? Um país com uma gastronomia riquíssima como este tinha que ser sinônimo de uma boa comida. Então prepare-se para sentir muita fome e venha com a gente em uma viagem pela gastronomia italiana.

 

 

Variedade

A cozinha italiana é muito variada e explora diversos ingredientes como vegetais, carnes e massas de diversos tipos. A base dessa culinária é o trigo, que dá origem às diversas massas, e o arroz, ingrediente principal dos famosos risotos. As carnes de boi, porco, cabra, ovelha, frango e pato são apreciadas por lá, além dos frutos do mar. O queijo é outro ingrediente que não falta nas mesas italianas. E o que dizer do molho de tomate.... E é exatamente a combinação entre toda essa variedade o que faz essa culinária ser tão especial.

 

Culinária Regional

Por mais que a Itália não seja um país grande em extensão, os processos históricos que deram origem ao que hoje conhecemos como o território italiano garantiram uma grande variedade de costumes e pratos típicos. Afinal, vários povos passaram por ali, além das diferenças geográficas e de clima. É por isso que é tão comum que os nomes dos preparos remetam a partes do país, como à bolonhesa (Bolonha), à milanesa (Milão), à napolitana (Nápoles).

 

Sequência de pratos

Vai à Itália ou a um restaurante tipicamente italiano? Prepare-se para comer muito! Isso porque a sequência de pratos é composta por várias delícias em quantidades generosas. Começamos com o Antipasti, uma espécie de entrada, depois o Primo Piatto, que geralmente é uma massa ou risoto. Acha que acabou? NÃO! Vamos para o Secondo Piatto, que pode ser uma carne. Depois de tudo isso ainda tem que sobrar um espacinho para a sobremesa.

 

Segundo a Chef Karina Moreira, a culinária italiana é tão especial porque “une tradição, respeito ao tempo de cada ingrediente usado nas receitas, compromisso com o sabor e o conforto de comer e beber bem”. Em resumo os italianos comem sem culpa, privilegiam alimentos naturais e de importância cultural. Seguir as tradições culinárias foi uma forma que os italianos encontraram de continuar comendo bem em meio a um mundo globalizado repleto de fast foods. E que excelente receita, hein?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload