top of page

Aperte o play! - Filmes com sotaque Italiano

O nosso tour pela Itália durante esses sete dias não poderia passar sem a sétima arte. Um país fascinante por sua história, culinária, beleza e a forma apaixonada de viver a vida que transborda do mundo real. Existe uma atmosfera especial que cerca as terras italianas, tanto é que o cinema sempre investe em produções por lá. Seja do drama à comédia, do clássico aos contemporâneo, a Itália sempre é surpreendente.




Confira aqui uma lista com 5 filmes de sotaque italiano para te acompanhar neste final de semana!

A Doce Vida / De Federico Fellini - Itália e França, 1960

Um clássico do cinema local, conta a história do jornalista Marcello Rubini (Marcello Mastroianni), que em uma de suas matérias acaba se encantando pela celebridade hollywoodiana, Sylvia Rank (Anita Ekberg). O pano de fundo deste enredo é o retrato ao mito das celebridades, da busca pelo sentido da vida e a felicidade. Nesta trajetória existencial os personagens principais transitam por lugares famosos da Itália, como a Praça de São Pedro, as Termas de Caracalla e a Fonte de Trevi. Em meio às cenas célebres o filme é uma produção atemporal, com uma narrativa impecável e o melhor do estilo italiano assinado por Fellini. Pão e Tulipas / De: Silvio Soldini, Itália e França, 2000

Imagine a seguinte situação: você está em uma excursão de ônibus com sua família por Veneza e em uma das paradas é esquecido pelos demais. Isto é o que acontece com Rosalba (Licia Maglietta), a protagonista do filme, que faz da situação um gatilho para sua jornada de autoconhecimento pelas ruas da cidade. A obra fala, de uma forma delicada, de como deixamos alguns sonhos morrerem em nome da estabilidade de uma vida segura. Um reflexo de descobrirmos um pouco de nós mesmos.


Um Sonho de Amor / De: Luca Guadagnino, Itália, 2011

As possibilidades de seguir por vários caminhos é o retrato da vida de Emma Recchi (Tilda Swinton). Ela deixa a Rússia para acompanhar Tancredi (Pippo Delbono), que a pediu em casamento, e vai morar em Milão. Com o passar dos anos ela se torna mãe de três filhos e se acostuma à vida repleta de luxo, mas com pouca paixão. Um dia, em meio a uma festa, ela conhece o cozinheiro Antonio (Edoardo Gabbriellini), com quem depois inicia um romance. Toda a produção percorre a libertação feminina e o domínio dela sobre seu corpo e mente.


Beleza Roubada / De: Bernardo Bertolucci, Reino Unido, França e Itália, 1996

Bertolucci nos apresenta a história de Lucy (Liv Tyler), uma jovem de 19 anos, que após o suicídio de sua mãe, viaja para Toscana. O propósito é de reencontrar alguns amigos, além de rever o jovem em quem ela dera o seu primeiro beijo, quatro anos antes. Ao mesmo tempo ela pretende decifrar um enigma encontrado no diário da sua mãe. Um filme que fala de forma bonita sobre os nossos primeiros passos no amor, de uma forma pura e inocente, assim com uma delicada forma de enxergar a vida.


Comer, Rezar, Amar / De: Ryan Murphy, EUA, 2010.

O recomeço é o mote principal desta trama estrelada por Julia Roberts. Intérprete da escritora norte-americana Elisabeth Gilbert, uma mulher resolve se divorciar e largar tudo para entrar em uma jornada de autodescoberta pela Itália, Índia e Bali. O filme é uma biografia encantadora da escritora e mostra a relação da Itália com a boa mesa e a espontaneidade típica. É em Roma que Elisabeth aprende o “dolce far niente”, ou “o prazer de não fazer nada”. Uma comédia romântica digna de um sabádo a tarde!


Agora é só pegar a pipoca, se acomodar e dar play nos filmes para relaxar vendo os encantos da Itália. Boa sessão!


bottom of page