top of page

Vinhos na Itália


Pense em uma massa tipicamente italiana. Pensou? Agora pense na bebida ideal para harmonizar com seu prato.

Pensou em vinho! Acertei?


Pois bem, uma boa massa e um bom vinho são a pedida certeira para um bom jantar.

E toda essa fama de produtor de bons vinhos que o país ganhou não é à toa. Ele é um dos maiores produtores de vinho do mundo. As condições de clima e solo e formam o terroir italiano são perfeitas para o cultivo de boas uvas viníferas. O resultado são vinhos excelentes que agradam aos paladares mais exigentes.


A diferença geográfica das regiões do país favorece a produção de vinhos de características diversas. Um vinho do norte, por exemplo, vai ser bem diferente de um produzido na região central e no sul. E é por isso que a maioria dos rótulos carrega o nome da região e não as uvas, como é mais comum nas garrafas da América do Sul, que consumimos em maior quantidade aqui no Brasil.


Uvas típicas

Existem algumas uvas italianas típicas e famosas entre os apreciadores dessa bebida.

Na região de Piemonte é produzida a uva Nebbiolo, que resulta em vinhos conhecidos pela sua intensidade. Mas é da Toscana que vem uma das uvas mais famosas do país, a Sangiovese. Já na região da Sicília, que retomou a produção de vinhos mais recentemente há o cultivo da Nero d’Avola.


Ficou com vontade? Que tal convidar os amigos para uma noite de harmonização que seja também uma viagem entre as regiões da Itália? Não tem jeito melhor de aproveitar uma boa garrafa do que ao lado de boas companhias ;)


bottom of page