O Instagram Stories é uma ferramenta de divulgação muito importante para o seu estabelecimento. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como utilizá-lo, o que é super normal já que ele tem características bem próprias. Então CALMA! A gente te ajuda.
Confira nesse conteúdo todas as dicas que você precisa saber para aprender a usar o Stories corretamente no dia a dia e dar mais visibilidade ao seu negócio. Vamos lá?
Porque o Instagram Stories é importante para seu negócio?
Como você já deve saber, o Instagram é a rede social que mais tem crescido. Ela é baseada na publicação de fotos e vídeos de seus usuários. O Stories faz parte de uma atualização da plataforma que possibilita que o usuário publique fotos e vídeos mais cotidianos e que falem da sua rotina. Os vídeos ficam disponíveis para visualização por apenas 24h e depois desse período saem do ar.
O Instagram Stories fica localizado no topo da aba principal do aplicativo, em bolinhas que representam cada usuário que publicou recentemente um conteúdo. Sua localização privilegiada faz com que o stories seja primeira coisa que os usuários veem quando entram na rede social.
Para a sua empresa, estar nessa lista é a possibilidade de diariamente fazer com que seu seguidor lembre-se de sua marca. Quando você publica uma foto, conta sobre uma promoção ou mesmo informa um desconto que seu estabelecimento está fornecendo, há grandes chances de um possível cliente entre em contato, relembre que se interessou pela sua loja ou até mesmo faça uma compra.
Como publicar no Stories?
O Instagram Stories é muito simples e intuitivo! Veja só nosso passo a passo:
1. Abra o aplicativo Instagram e fique na aba principal
2. No lado superior esquerdo, clique no símbolo da câmera fotográfica
3. Sua câmera fotográfica abrirá. Você pode decidir se tira uma foto na hora, ou utiliza uma foto tirada anteriormente e que está na sua galeria de fotos:
Se decidir tirar a foto na hora, você pode selecionar vários tipos de publicações do stories: texto, vídeo ao vivo, foto ou vídeo “normal”, boomerang, superzoom, rebobinar ou mãos livres. Cada uma delas te possibilitará a produção de um conteúdo diferente.
Se decidir utilizar uma foto que já está salva, deslize o dedo para cima, o que abrirá a sua galeria. Selecione sua foto favorita
4. Quando selecionada a foto ou tirada na hora, você entra automaticamente na aba de edição. Neste momento, a parte superior direita te mostra 3 ícones de edição:
O primeiro ícone é um rostinho: clicando nele você pode adicionar ao seu conteúdo uma localização, inserir uma hashtag ou marcar um usuário, inserir gifs animados, criar enquetes e fazer perguntas aos seus seguidores. Se divirta fazendo composições nessa área!
O segundo ícone é uma caneta: com ela, você seleciona cores e tamanhos de pincéis para desenhar, escrever com mãos livres ou riscar a imagem conforme achar conveniente.
O terceiro ícone são a letras “Aa”: clicando neste botão, você acessa as fontes e cores disponíveis para escrever em cima da sua foto. Neste espaço, você pode contar aos seus seguidores as novidades da sua loja.
Que tipo de conteúdo devo publicar no Instagram Stories?
Para pensar no tipo de conteúdo para publicar no stories, é preciso questionar quais os objetivos da sua empresa e como você gostaria de se comunicar com seus possíveis clientes. Se você é um restaurante, publicar pratos ou o cardápio do dia pode ser uma boa ideia. Se você tem uma loja de produtos naturais, produtos que geram curiosidade nos clientes e que você vende muito pode ser uma forma de atrair esse público. Já se você quer chamar atenção para um evento ou uma promoção, publique sobre as datas, valores e tudo o que possa chamar atenção de quem é o seu alvo.
Além disso o Instagram Stories é ideal para postagens sobre os bastidores. As pessoas têm muito interesse em saber como é feito um prato, ou como é a rotina da cozinha de um restaurante, por exemplo. Então você pode utilizar essa ferramenta também com esta finalidade.
O que vai importar é a qualidade do seu conteúdo e o jeito como você se comunica com seu cliente!
Dicas especiais para postar no stories
Separamos algumas dicas para você seguir e fazer sucesso no stories:
Priorize fotos ou vídeos com boa iluminação, que não fiquem tremidos ou que sejam de difícil compreensão.
Explique sempre quem sua empresa é. Insira sua logo, fale onde sua loja fica localizada, conte quais produtos você vende.
A frequência é muito importante no stories: não é interessante postar em excesso, mas é importante sempre estar presente na rede social. Sugerimos que você não fique muitos dias sem postar, mas que também não poste muitas fotos em sequência.
Se você quer chamar a atenção do público local, uma dica é colocar a localização que você está. Isso pode ser feito clicando no ícone de rostinho, como falamos acima!
Busque interagir com o público que você pretende alcançar. Faça perguntas nos stories, crie enquetes, sugira a opinião do seu consumidor.
Crie conteúdos informativos, que seus possíveis clientes vão se interessar e querer ver de novo.
Reposte conteúdo dos clientes que foram até o seu estabelecimento. Isso contribui para a sua credibilidade e faz com que outras pessoas queiram conhecer também.
Com essas dicas, acreditamos que você já pode bombar no Instagram Stories da sua empresa.
Se precisar de uma ajuda profissional, entre em contato com a Umami!