Seu estabelecimento já está presente nas redes sociais, compartilhando os melhores detalhes dos seus produtos e serviços. Isso é ótimo. A partir de agora, é preciso verificar os resultados desses esforços, medindo o desempenho da sua empresa no ambiente digital. Afinal, pouco adiantaria publicar seu conteúdo sem se preocupar com o retorno que ele lhe traz em forma de visibilidade para seus clientes e até mesmo financeiro, certo?
Saiba as principais métricas para estabelecimentos da gastronomia
As métricas de redes sociais são um campo extremamente amplo, que pode lhe oferecer dados importantíssimos para o direcionamento do seu empreendimento. O percurso de verificar as métricas mais interessantes para o seu empreendimento gastronômico é muito pessoal. Você e sua equipe administrativa podem, com o tempo e prática, desenvolver uma rotina de verificação desses dados a fim de obter informações para seu negócio. É importante, contudo, saber identificar as métricas principais, que não devem fugir da sua rotina:
Alcance Total: o número de usuários únicos que visualizaram o seu conteúdo pelo menos uma vez
Alcance Orgânico: o número de usuários únicos que visualizaram o seu conteúdo pelo menos uma vez sem o uso de propaganda/impulsionamento.
Alcance Pago: o número de usuários únicos que visualizaram o seu conteúdo pelo menos uma vez com propaganda/impulsionamento.
Impressões: o número de vezes que o seu conteúdo foi apresentado de forma orgânica ou num anúncio. A um único usuário podem ser exibidas várias impressões, caso ele veja seu post mais de uma vez..
Visitas à Página: o número de vezes que a sua fanpage foi visitada.
Engajamento: o número de usuários únicos que clicaram na sua publicação, originando ou não uma história (comentário, compartilhamento ou curtida).
Taxa de engajamento: a porcentagem de usuários únicos que curtiram, comentaram, partilharam ou clicaram na sua publicação após verem seu conteúdo.
Check-ins: a quantidade de usuários que publicaram que visitaram seu estabelecimento.
Marcações em fotos: quantos usuários fizeram uma publicação na qual marcaram o seu perfil.
Resposta à stories: a quantidade de pessoas que enviam mensagens após ver seu stories.
Custo por clique (CPC): É o custo médio dos cliques recebidos em seu anúncio.
Leads: a quantidade de pessoas que abriram seu anúncio através de uma landing page e converteram oferecendo seus dados como email e telefone.
Custo por lead: Com base no seu gasto, e o cálculo do custo de cada conversão recebida
Checkouts: a quantidade de usuários que se tornaram clientes após receberem seus anúncios.
De forma geral, é interessante explorar o máximo possível das métricas oferecidos pelas redes sociais que são utilizadas. Vamos colocar a mão na massa?
Ok, mas onde posso medir esses desempenhos nas redes sociais?
Cada rede social oferece funcionalidades diferentes para entregar os resultados do conteúdo publicado em seu perfil. É preciso conhecer um pouco sobre cada uma das redes sociais que sua empresa está inserida. A seguir, damos alguns direcionamentos sobre as redes sociais mais buscadas para estabelecimentos de gastronomia, o Facebook e Instagram.
Quando vocês estiver e sua página no Facebook, os dados sobre desempenho estarão localizados na aba “Informações”.
Acessando essa aba, é possível obter dados sobre seus seguidores, alcance das publicações, visualizações da página, eventos e muito mais. Uma opção oferecida pela rede social é definir o período no qual quer ver os resultados, estabelecendo por exemplo se quer ver apenas os resultados desse mês, ou ainda desde que a página de seu empreendimento foi criada. É possível até mesmo acompanhar dados sobre pedidos, caso sua empresa esteja explorando essa funcionalidade da rede social!
Se desejar dados mais detalhados sobre cada uma das suas publicações, por exemplo, você também pode exportar os dados em uma planilha, como é possível ver abaixo:
Os dados exportados nas planilhas informam dados ainda mais precisos sobre cada publicação e sobre a página como um todo.
O Facebook oferece ainda a plataforma chamada “Gerenciador de Anúncios”, na qual você tem um controle específico das suas ações pagas veiculadas tanto na plataforma citada, quanto no Instagram, como custo por resultado e um controle maior sobre seu orçamento.
De forma geral, os desempenhos no Facebook devem ser consultados de forma recorrente para avaliar se o conteúdo que seu perfil vem publicando é relevante, de forma a sempre adequar e garantir os melhores engajamentos.
Embora seja do mesmo dono do Facebook, o Instagram também fornece dados específicos sobre sua presença nessa rede social.
Para verificar as informações de desempenho do seu perfil na plataforma de fotos, deslize o dedo para a direita, onde você encontrará o ícone “informações”.
Atenção! É extremamente importante verificar se seu perfil está definido no Instagram como uma “conta pessoal” ou como “conta comercial”. O ideal é que, assim que você crie sua rede social, já reverta para o perfil comercial. Isso porque esse tipo de perfil possui informações de desempenho mais detalhadas que os perfis pessoais. Caso ainda não tenha definido, esse é o momento!
Assim, você consegue explorar vários dados do seu uso no Instagram. Essas informações de desempenho ficam divididas entre “atividade”, “conteúdo” e “público”. Aproveite para explorar os dados tanto das publicações no feed quanto do Instagram Stories.
Diferente do Facebook, que permite acompanhar o desempenho desde a criação de seu perfil, o Instagram oferece dados mais limitados. Algumas funcionalidades, como as “visitas ao perfil” e “email”, são limitadas a uma análise da última semana. Outras, como o as publicações no feed, lhe permitem ver dados de no máximo 2 anos atrás.
Não para por aí! Use o Google Meu Negócio a seu favor
Seu empreendimento gastronômico já está cadastrado no Google? Mesmo que não se sinta familiarizado com o nome, você com certeza já encontrou um local de interesse através do Google Meu Negócio. Dê só uma olhada como as informações ficam exibidas:
Para criar uma conta ou acessá-la, utilize suas informações do Gmail no site do Google Meu Negócio. Esse cadastro é super relevante, fazendo com que dados como endereço, horário de funcionamento e telefone sejam facilmente encontrados por alguém que fizer uma pesquisa sobre seu negócio. Quando sua conta é criada, você passa a controlar e ter acesso a uma grande variedade de informações sobre sua empresa.
Através do Google Meu Negócio, é possível encontrar dados de quantas pesquisas seu empreendimento recebeu no Google, quantas vezes a rota até seu negócio foi requisitada, quantas pessoas te ligaram através do número de telefone disponível, visualização de fotos e avaliações publicadas pelos seus clientes e até mesmo uma comparação das pesquisas feitas com seus concorrentes.
Com as orientações anteriores, apostamos que você passará a acompanhar com frequência os resultados de sua presença nas redes sociais. Estamos torcendo para que o desempenho de seu perfil esteja incrível e, se precisar de uma ajudinha, conte com a UMAMI! ;)