Você ainda não sabe como fazer um sorteio pelo Facebook ou Instagram? Sem problemas! Essa é uma prática recorrente nas redes sociais e vamos explicar todos os detalhes importantes sobre ela. Das pequenas às grandes marcas, todas utilizam essa oportunidade como estratégia para gerar engajamento nas redes sociais, converter seguidores em clientes e expor seus produtos e serviços.
No entanto, é preciso ser cauteloso ao fazer um sorteio. Existe uma discussão muito grande sobre a necessidade de autorização prévia, que é dada pela Caixa Econômica Federal, em casos de concursos culturais para empresas de médio e grande porte.
Saiba bem os motivos de fazer um sorteio
Antes de publicar um sorteio, analise algumas coisas:
Eu tenho algum produto novo/em estoque que quero divulgar?
Estou buscando expandir meu número de seguidores?
Quero que meus seguidores lembrem-se da minha marca?
Pretendo presentear meus seguidores devido à uma data ou ocasião especial?
Preciso divulgar um novo empreendimento?
Seu sorteio deve favorecer o aspecto que você quer destacar. Se você precisa aproveitar algo do seu estoque ou tem algum serviço de alto valor agregado que quer oferecer, foque em divulgá-lo. Se quer utilizar o sorteio para dar visibilidade a um novo empreendimento ou produto, torne-o uma propaganda. Afinal, não vale a pena fazer um sorteio à toa, né?
Determine bem as regras
Deixe bem claro o que é preciso fazer para participar do sorteio. Veja alguns exemplos:
Curta;
Compartilhe o post;
Siga a rede social;
Marque a rede social da sua empresa em seu stories do Instagram;
Escreva uma frase para justificar porque você deve ganhar;
Marque X amigos (o ideal é que seja até 3 amigos no máximo, para não ser cansativo! Lembre-se de informar que não vale marcar famosos ou páginas comerciais).
Além disso, estipule a duração do sorteio, informando quantas pessoas serão premiadas, qual o prazo para participação e qual horário será divulgado o resultado do sorteio.
Cumpra o que prometeu!
Sabe as regras acima que sugerimos? Elas são essenciais pois os usuários das redes sociais vão cobrar sua empresa de cumprir o que prometeu. Se você não divulgar o resultado do sorteio, será cobrado. Se fizer um sorteio de forma que ninguém cumpra os requisitos para participar, os clientes reclamarão.
Não há nada pior do que criar uma campanha para gerar resultados positivos e acabar precisando lidar com uma crise. Por isso, certifique-se que possui condições que entregar o que prometeu no sorteio. Uma forma de dar legitimidade à promoção é publicando o resultado do sorteio ou até mesmo o ganhador com o seu prêmio.
Escolha uma ferramenta para fazer os sorteios!
Uma das plataformas mais usadas para escolher os ganhadores é a Sorteador. Ela conecta com o Facebook e o Instagram, as redes sociais mais comuns para esse tipo de concurso. O site te auxilia de forma fácil em todos os processos para definir o ganhador do seu sorteio com um passo a passo simples.
Outras ferramentas muito utilizadas são o sorteiogram (somente para Instagram) e o sorteie.me (para o Facebook).
No mais, lembre-se sempre de verificar se o ganhador cumpriu as condições para participação do sorteio!
Agora, acreditamos que vocês estão 100% preparados para fazer um sorteio de sucesso, alcançando seu público-alvo para ganhar visibilidade. Vai ser um sucesso!