top of page

Afinal, o que é UMAMI?


O nome da UMAMI foi escolhido a dedo. Buscávamos algo que remetesse à gastronomia mas que não fosse muito óbvio. Ao nos conhecer você deve ter se perguntado “o que que significa UMAMI? É uma sigla, é um termo indígena?”.

Não, nada disso!


Umami é o quinto sabor que sentimos pelo sentido do paladar, além dos tradicionais salgado, doce, azedo e amargo. Descoberto há pouco tempo, umami significa saboroso em japonês e tem como propriedade potencializar o sabor dos pratos, sendo composto por uma mistura do aminoácido glutamato e nucleotídeos, principalmente o guanilato e o inosato.


É, aposto que você está pensando “nossa, que confuso”. Calma, não é tão confuso assim. Provavelmente você já deve ter sentido o umami algumas vezes mas não reconheceu. Ele está presente principalmente em carnes, cogumelos, tomates bem maduros e no parmesão e é o sabor que sentimos após esses alimentos expressarem outros sabores.


Por exemplo, quando você come um tomate bem maduro e sente primeiro uma acidez e uma doçura, o sabor que se segue, a continuidade, é o umami. Assim ficou fácil né?


Quer ver ficar mais fácil ainda? Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite para preparar uma receita de lasanha à bolonhesa do site Panelinha que leva tomate e parmesão e tente sentir esse quinto sabor (é uma boa desculpa para uma lasanha, né? Rs).

bottom of page