top of page

Tradição Secular - as origens da cozinha mineira



Comida mineira é sinônimo de comida com um gostinho caseiro, com aquele ar de interior. Sentir o aroma do café sendo coado na hora, da broa de fubá recém saída do forno que invade a casa inteira desde a cozinha é uma sensação que nos leva direto aos lares mineiros. Sem falar nos outros sabores, como o feijão tropeiro, o frango com quiabo…


Não é à toa que a simplicidade saborosa da gastronomia típica de Minas Gerais é tão apreciada. E que os restaurantes de comida mineira são sempre uns dos mais procurados por quem chega por essas bandas. Mas de onde vem a influência dessa culinária tão singular?


A gastronomia brasileira como um todo é resultado da fusão de elementos das culinárias portuguesa, indígena e africana. Em Minas Gerais não é diferente, no entanto, há outros processos vivenciados durante o ciclo do ouro que foram determinantes para a criação de pratos típicos da culinária local.


Os escravos foram responsáveis por inserir diversos ingredientes e modos de preparo na culinária brasileira. Em Minas não foi diferente, os preparos com caldo, por exemplo, são muito comuns na África. Além do nosso famoso angú, a própria introdução do quiabo (ingrediente essencial do típico frango com quiabo mineiro) nos pratos brasileiros deve-se ao comércio de escravos, já que o fruto tem origem africana e é amplamente utilizado por lá.


Com a busca pelo ouro, a região de Ouro Preto recebeu um grande fluxo de pessoas. O que não foi acompanhado pela chegada de suprimentos, que eram ausentes e caros. Toda essa escassez exigiu muita criatividade na cozinha e inseriu algumas iguarias que até hoje são associados à cozinha mineira. O feijão, por exemplo, era um dos principais ingredientes da dieta da região naquela época. O tutu e o feijão tropeiro são bons exemplos de pratos que levam esse ingrediente e são populares até hoje.


Em Minas a gastronomia é um valor cultural. A cozinha é o coração das casas mineiras, é lá onde são servidos o café com pão de queijo e a broa de fubá de que falamos lá no começo do texto e que devem ter te deixado com água na boca. Agora que você já conhece um pouco da origem dessa cozinha irresistível não deixe de experimentar as diversas opções de restaurantes de comida mineira que estão presentes em todo o estado e carregam traços regionais de cada cantinho de Minas.

bottom of page