top of page

Ingredientes que não podem faltar na cozinha do chef Heraldo Nunes


O chef Heraldo Nunes do restaurante Le Chef, localizado em Caratinga, listou os ingredientes que não podem faltar em sua cozinha. Será que são os mesmos que sempre estão na sua despensa ou carrinho de compras? Confira.


Azeite extra virgem e manteiga de garrafa

Ter um bom azeite é essencial! Super versátil e responsável por um toque especial de sabor, o azeite extra virgem serve tanto para o preparo, como para a finalização de pratos. Extraído pela primeira prensagem, a versão extra virgem desse óleo possui sabor e aroma mais acentuados, além de uma menor acidez se comparado às outras versões.

Já a manteiga de garrafa é muito utilizada no nordeste do país. Esse tipo de manteiga permanece líquido à temperatura ambiente, o que o diferencia dos outros tipos. É produzida através de um processo em que se evapora toda a água da nata do leite de vaca, até que reste apenas a gordura. Com aroma próprio e um sabor bem característico, a manteiga de garrafa dá personalidade às receitas, na farofa, por exemplo, ela faz toda a diferença.


Pimenta do reino em grãos

Essa especiaria é consumida em quase todo o mundo. Muito aromática e levemente picante, a pimenta do reino vai bem em vários tipos de preparo. A versão em grãos é a mais interessante pois ao ser moída na hora, a pimenta do reino apresenta de forma mais intensa o seu aroma e sabor.


Sal rosa

O sal rosa do Himalaia começou a popularizar-se no país recentemente. Trata-se de um sal muito puro, livre de toxinas, sua coloração rosa se deve à alta concentração de minerais presente nesse sal. O ideal é que ele seja moído na hora, como a pimenta do reino.


Alho e cebola

Base da culinária brasileira, a combinação alho e cebola é um dos pontos de partida de diversas receitas, além de praticamente indispensável nos refogados. Básica, mas extremamente saborosa, essa dupla não poderia ficar de fora dessa lista.


Manjericão, coentro e cebolinha

Cada um tem suas ervas frescas de preferência e isso varia muito da região do país e dos costumes culinários de cada pessoa. O manjericão dá um toque todo especial a massas, estando presente em diversas receitas italianas. Já o coentro tem sabor e aroma muito próprios, o que faz dele aquele tipo de ingrediente que ou você ama ou você odeia, sendo muito usado na Bahia, por exemplo. Por fim, a cebolinha, possui um aroma mais delicado, que combina com vários preparos e é muito versátil. Todas essas ervas são adicionadas na finalização dos pratos e por serem frescas possuem mais aroma do que sabor, ao contrário das ervas utilizadas secas.


Páprica e açafrão

Esses queridos coloridos são um espetáculo à parte. Dão cor, sabor e aroma a qualquer preparo. A páprica possui diversas versões, doce, picante, defumada, cada uma cumpre um objetivo, mas todas fazem com que o prato ganhe aquela coloração vermelha de dar água na boca. Caso queira um pouco mais de ardência, opte pela picante, já a doce possui sabor e aromas bem mais discretos. Já o açafrão é extremamente aromático e possui um sabor único, além de colorir os pratos com aquele amarelo vibrante!


Salmão

Já no quesito carnes, o chef lista alguns curingas, do tipo que facilmente se tornam um prato especial. O salmão é um deles, um dos peixes mais apreciados no país, possui cor e sabor inconfundíveis, além de permitir diversos preparos podendo ser grelhado, assado ou consumido cru, como na culinária japonesa.


Filé Mignon

O mesmo acontece com o filé mignon. Uma boa peça desse filé permite diversos cortes como medalhão, escalope, iscas, entre outros. Seu preparo é muito prático e rápido, por se tratar de um corte extremamente macio. Mas não se engane, qualquer prato feito com filé mignon ganha sofisticação e é capaz de impressionar os seus convidados.


Parmesão

E não poderia faltar um bom queijo, não é mesmo? O parmesão é um queijo tipicamente italiano, com aroma e sabor picante e forte, podendo ser adicionado durante o preparo, como na finalização de risotos, ou de outras formas, como em lascas nas mais diversas receitas. Um prato ganha complexidade e singularidade com a adição desse queijo fantástico.



Agora que você já conhece a lista do chef Heraldo Nunes, conte para nós nos comentários quais são os ingredientes curingas e também aqueles queridinhos que não podem faltar na sua casa.

bottom of page